9 de maio de 2011

Porque as teclas do teclado, não seguem a ordem alfabetica?


Acredite se quiser, mas o teclado que usamos hoje - conhecido como QWERTY (por causa das seis primeiras letras na fileira superior, na mão esquerda) - foi escolhido por tornar a digitação mais lenta. Isso aconteceu porque as primeiras máquinas, de tecnologia rudimentar, travavam os tipos quando a datilografia era muito rápida. Quando o impressor americano Christopher Latham Sholes (1819-1890) inventou a máquina de escrever, em 1868, tentou ordenar as letras em ordem alfabética - como acontece na segunda fileira, onde temos uma seqüência quase completa: DFGHJKL. As mudanças de posição foram feitas para forçar o datilógrafo a bater as teclas numa velocidade adequada, sem embaralhar os tipos. Por isso, o E e o I, duas das letras mais freqüentes na língua inglesa, foram retiradas da segunda fileira, a mais acessível. A letra A, outra das mais comuns, ficou relegada ao dedo mínimo esquerdo, o menos hábil de todos.

Em 1932, depois de 20 anos de estudo, August Dvorak, também americano, criou o teclado que leva o seu nome, extremamente eficiente para língua inglesa: 3 000 palavras podem ser escritas com as letras da fileira principal (contra 50 no teclado QWERTY) e a mão direita é a mais usada. Alguns fabricantes chegaram a realizar competições entre os dois teclados para determinar qual era o melhor. Infelizmente, o datilógrafo que usou o QWERTY havia memorizado o teclado inteiro, enquanto o outro ainda catava milho. Por conta disso, o QWERTY acabou se tornando padrão industrial e assim permanece até hoje.




Via blog dos Feras

Dicas e Soluçoes para falhas nos teclados



Nem precisamos discutir a importância do teclado em nosso computador, pois é óbvio. Mas, você conhece todas as configurações e atalhos para aproveitar ainda mais os benefícios desta parte indispensável da sua máquina? Vamos ver:
Configuração: Antes de tudo, seu teclado precisa estar na opção Brasil – Abnt 2 para funcionar corretamente. Se você digitar alguma pontuação ou acento e o teclado não obedecer ao seu comando, é porque não está configurado do jeito certo. Para arrumar, é simples assim:
- Clique no menu iniciar e depois em  “Painel de Controle”
- Na tela que irá aparecer, clique em “Opções Regionais e de Idioma”
- Clique na aba “Idiomas”, depois no botão “Detalhes”
- Clique em “Adicionar”
- Na tela que aparecerá, em “Idioma de entrada” e escolha “Português (Brasil)”. No item “layout do teclado/IME” escolha “Português (Brasil – ABNT2)”
- Clique em “Aplicar” e depois em “OK”
- Reincie o computador.
Navegar sem utilizar o mouse: Imagine que você está copiando vários dados de um site e colando no Excel. Abrir e fechar as janelas com o mouse tantas vezes pode ser bem cansativo. Para isso, utilize o recurso “Alt + Tab”. No meio da tela vai aparecer uma janelinha com o ícone de cada item que você tem aberto. Você escolhe o que vai abrir sem tirar a mão do teclado. Faça o teste:
- Aperte o botão Alt, geralmente perto da tecla de espaço.
- Segurando o Alt, aperte a tecla Tab. Ela fica do lado esquerdo próximo aos números (se não tem a palavra Tab escrita, trata-se da tecla que com o desenho de duas flechinhas).
- A janela que aparece no meio vai ter os ícones do que você está usando: Internet Explorer, MSN, Excel, por exemplo. Segure a tecla Alt e vá apertando Tab para escolher qual ícone quer abrir.  Solte tudo e automaticamente aquilo que você escolheu irá abrir.
Desabilitar ou habilitar o teclado número do notebook: Para habilitar os números que ficam acima das letras ao lado direito, ou, desabilitar os números que ficam abaixo dos símbolos na parte superior, é só :
- Pressionar a tecla Fn e Num Lk. Você automaticamente desabilita os números de cima e habilita os da lateral. Apertando novamente, você faz o processo inverso.

Via Blog dos Feras