10 de junho de 2011

IPv6 Day será teste de fogo contra crackers


Sites como Google, Yahoo e Facebook irão participar de um teste com o novo protocolo padrão IPv6, porém a questão segurança ainda preocupa especialistas.
World IPv6 Day, será um teste para o padrão e terá início nesta terça-feira (07) a partir das 18h (Brasília) e segue até às 19:59h do dia (08/06).
IPv6 foi a solução encontrada para resolver o problema da falta de endereços disponíveis no padrão IPv4, vigente atualmente. Enquanto o IPv4 utiliza endereços de 32 bits e pode suportar até 4,3 bilhões de dispositivos conectados à internet, o IPv6 utilizará endereços de 128 bits e suporte a um número quase ilimitado de dispositivos, cerca de 340 undecilhões de combinações possíveis (ou 3.4×10 elevado a 38), se tornando mais rápido e deixando a internet menos onerosa.


Porém, embora o IPv6 seja considerado mais seguro que o antecessor, sua implantação necessita de uma atualização nos equipamentos de rede e softwares, pois o padrão não é compatível com o IPv4. E essa transição pode facilitar a invasão em sites por crackers.


Mais de 400 governos, universidades e sites corporativos estarão participando da ação e podem se tornar alvo de ataques como os de Negação de Serviço (DDoS), pois o tráfego que irá passar peloIPv6 contará com pacotes sem inspeção.


De acordo com especialistas de segurança, os cabeçalhos do IPv6 são quatro vezes maiores que os do IPv4, o que significa que roteadores, firewall e dispositivos de rede terão de processar mais dados, dando espaço para que crackers explorem o novo protocolo.


Mas empresas como a Akamai, grande rede de distribuição de informações, alegam que estão preparadas para eventuais problemas e que se algo fosse detectado seria possível mudar para o antigo protocolo. Segundo a Akamai, todos os controles e sistemas de comando ficarão no padrão
IPv4.
No Brasil, o NIC.br criou um validador para que fosse possível checar quais sites já estão acessíveis por meio do padrão IPv6. A ferramenta também permite testar o funcionamento da rede.


Via Blog dos Feras 

8 de junho de 2011

O Twitter lançou a sua versão em português

Nova página inicial do Twitter (Foto: Reprodução)

O Twitter lançou na segunda-feira (6) a versão em português do microblog voltada para os usuários brasileiros. A tradução do serviço, que teve centenas de colaboradores do Brasil, foi feita em três dias, a mais rápida, segundo a empresa.
Para mudar o idioma do Twitter, os usuários devem ir na página de configurações (settings page) e fazer a alteração.
Além do site, o endereço para celulares mobile.twitter.com e o aplicativo do Twitter para celulares com sistema Android também foram traduzidos. O micorblog afirma que trabalha para apresentar em português mais aplicações como comandos por SMS e respostas de tuítes pela Nextel e pela TIM.
Em comunicado no blog oficial do serviço, o Twitter afirma que os brasileiros “abraçaram o microblog para saber dos acontecimentos locais e globais como as enchentes no norte do Rio de Janeiro no início de 2011, quando houve uma mobilização por meio do serviço”. O site lembra que na campanha para presidente em 2010, os principais candidatos utilizaram o Twitter para interagir com os eleitores.
Via Blog dos Feras 

7 de junho de 2011

Google lança botão +1 para sites


O Google anunciou no dia 1 de junho de 2011 a oferta do botão +1 para ser incorporado por sites. 
Entre as plataformas que já adicionaram a função estão Best Buy, The Washington Post, Rotten Tomatoes, Android Market , Blogger, entre outras.
Apresentado no dia 30 de março, o +1 trata-se de um novo botão que será adicionado ao lado dos resultados de uma busca. Quando o usuário gostar de um link, ele poderá clicar no botão, dando um voto àquele link – algo como o curtir do Facebook.


As recomendações poderão ser vistas por outros amigos do usuário dentro de sua rede de contatos do Google. A função também pode ser vista como um embrião para uma nova rede social do Google.
Para usá-lo, o usuário terá que criar um perfil na Google Profiles (essas informações podem ser usadas na criação de uma nova rede social). Em seguida, é preciso fazer a inscrição na página de testes de produtos do Google.
Via Blog dos Feras 

França Proíbe TV de citar Twitter e Facebook


As autoridades francesas que regulam o uso da TV naquele país decidiram que os apresentadores de canais locais estão proibidos de fazer citações gratuitas às marcas Facebook e Twitter.
A proibição, decidida em reunião entre agentes públicos e representantes das TVs esta semana, exige o cumprimento de uma lei local aprovada em 1992, que proíbe a exibição de comerciais em meio a programas de TV. Pela lei, a publicidade deve ocorrer só em intervalos apropriados de forma que fique muito claro para os espectadores o que é conteúdo editorial e o que é propagand
Na França, não é permitido, por exemplo, os chamados “merchands” que existem na TV brasileira, quando o apresentador interrompe um quadro ou notícia para anunciar um produto ou serviço e, depois, volta a falar de algum tema editorial.  Publicidade e conteúdo editorial devem ser claramente distinguidos.Na interpretação das autoridades locais, sempre que um apresentador de TV diz “siga-nos no Twitter” ou “visite nossa página no Facebook” ele está indiretamente realizando publicidade destas marcas, o que seria ilegal.
Citações ao Facebook e Twitter só poderão ser feitas se estes termos estiverem dentro do contexto de uma informação editorial, por exemplo,  ao noticiar que uma celebridade discutiu pelo Twitter ou que alguém postou fotos indevidas no Facebook. Pedidos de follow me no Twitter e Facebook não estão proibidos totalmente, mas devem ser feitos em momentos apropriados, por exemplo, entre os intervalos comerciais.
No Brasil, uma decisão da TV Globo decidiu limitar o uso das expressões “Twitter” e “Facebook” por seus anunciantes. A TV entendeu que quando uma marca divulga seu produto e ainda diz “Siga-nos no Twitter” ela está promovendo duas marcas ao mesmo tempo
 (a sua e a da rede social) e, por isso, deve pagar mais caro pelo anúncio.






Via Blog dos Feras

Nintendo apresenta novo console Wii U


Encerrando o mistério em torno do seu novo console, a Nintendo apresentou seu sucessor WiiU .
O console consiste em um hardware um pouco menor que o anterior e com um controle que lembra bastante um tablet.O novo controle é o grande destaque do aparelho. Ele possui tela touchscreen de 6,2 polegadas, câmera e botões, além de acelerômetro, giroscópio, microfone e alto-falante. O novo controle será totalmente compatível com os já existentes no Wii.

Será possível ao usuário iniciar uma partida na TV e a continue diretamente na tela do controle. A câmera também permitirá que o usuário interaja com alguns jogos, fornecendo outros ângulos de visão que não ficam disponíveis durante a partida no televisor.
Pelo vídeo exibido pela empresa também nota-se que o aparelho permite também que o jogador faça anotações ou desenhos dentro dos jogos, utilizando uma caneta especial.
Será também o primeiro console da Nintendo a suportar conteúdos em alta definição (HD) e a realizar chamadas de voz, através da conexão à internet.


Foram anunciados novos jogos para a plataforma como Assassin’s Creed, Battlefield 3, jogos de esportes da EA, Darksiders II, Tekken e muitos jogos de conteúdos mais maduros, uma antiga reclamação dos gamers contra a plataforma Wii.


A Nintendo não deu detalhes sobre os componentes do novo controle, mas revelou que o Wii U será lançado em meados de 2012, sem precisar preços e prazos. 




Via Blog dos Feras