É possivel gravar mais do que 4,7 GB num DVD-R?


Certa vez vi alguém comentar que topou com um arquivo de imagem .ISO de 7 GB e que não sabia como gravar aquilo num DVD-R, pois neles não cabem mais do que 4,7 GB. O que fazer nesse caso?
A resposta neste caso estaria no uso de uma mídia que anda meio esquecida — o DVD+R Dual Layer (ou DL)— que, como o próprio nome sugere, possui duas camadas de gravação dispostas uma sobre a outra, o que permite armazenar até 8,5 GB de dados contra os 4,7 GB dos DVD-R comuns de uma camada.
A mídia DVD+R DL (e seu respectivo gravador) surgiu em meados de 2003 como uma alternativa de maior capacidade de armazenamento aos DVD-R, mas esse padrão não teve tempo de emplacar no mercado devido à chegada dos discos DVD HD e blu-ray capazes de armazenar 30 GB e 50 GB cujas especificações técnicas ficaram prontas em 2004/2005.
Isso fez com que o mercado elegesse os CDs e DVDs graváveis como padrão para armazenamento e distribuição de conteúdo digital, o que ajudou a baratear o custo dessa mídia. Interessante notar que muitos DVDs de filmes são prensados em DVDs de duas camadas, em especial aqueles mais longos e/ou cheios de extras.

A Philips por sua vez, comercializa essa midia com o nome de Double Layer, mas se trata do mesmo produto:
Já a Sony oferece um curioso DVD+R DL compacto (ou slim) de 2,6 GB para uso em filmadoras:
No geral, tanto as mídias quanto os gravadores de DVD compatíveis com esse formato, podem ser identificados pelo logotipo abaixo:
Interessante notar que essa mídia só existe no padrão DVD+R (lê-se DVD mais R), ou seja, na hora de correr atrás desse produto na rede ou mesmo na loja não adianta procurar por DVD-R DL (lê-se DVD menos R DL) já que isso não existe.
Finalmente pode surgir a dúvida: vale a pena utilizar midias dual layer? Isso depende do caso, já que apesar de ser mais cara que um DVD-R comum, em muitos casos vale a pena gravar uma grande massa de arquivos que precisariam ficar juntos em uma mídia, só do que em duas ou mais.
Fora isso, se levarmos em consideração que os gravadores de BD-R (blu-ray gravável) e suas respectivas mídias ainda estão muito caras, o dual layer pode ser uma opção a ser considerada, devido ao menor custo da mídia e a possibilidade de ser lido em quase todas as leitoras do mercado, o que não é o caso dos blu-ray.