10 de junho de 2011

IPv6 Day será teste de fogo contra crackers


Sites como Google, Yahoo e Facebook irão participar de um teste com o novo protocolo padrão IPv6, porém a questão segurança ainda preocupa especialistas.
World IPv6 Day, será um teste para o padrão e terá início nesta terça-feira (07) a partir das 18h (Brasília) e segue até às 19:59h do dia (08/06).
IPv6 foi a solução encontrada para resolver o problema da falta de endereços disponíveis no padrão IPv4, vigente atualmente. Enquanto o IPv4 utiliza endereços de 32 bits e pode suportar até 4,3 bilhões de dispositivos conectados à internet, o IPv6 utilizará endereços de 128 bits e suporte a um número quase ilimitado de dispositivos, cerca de 340 undecilhões de combinações possíveis (ou 3.4×10 elevado a 38), se tornando mais rápido e deixando a internet menos onerosa.


Porém, embora o IPv6 seja considerado mais seguro que o antecessor, sua implantação necessita de uma atualização nos equipamentos de rede e softwares, pois o padrão não é compatível com o IPv4. E essa transição pode facilitar a invasão em sites por crackers.


Mais de 400 governos, universidades e sites corporativos estarão participando da ação e podem se tornar alvo de ataques como os de Negação de Serviço (DDoS), pois o tráfego que irá passar peloIPv6 contará com pacotes sem inspeção.


De acordo com especialistas de segurança, os cabeçalhos do IPv6 são quatro vezes maiores que os do IPv4, o que significa que roteadores, firewall e dispositivos de rede terão de processar mais dados, dando espaço para que crackers explorem o novo protocolo.


Mas empresas como a Akamai, grande rede de distribuição de informações, alegam que estão preparadas para eventuais problemas e que se algo fosse detectado seria possível mudar para o antigo protocolo. Segundo a Akamai, todos os controles e sistemas de comando ficarão no padrão
IPv4.
No Brasil, o NIC.br criou um validador para que fosse possível checar quais sites já estão acessíveis por meio do padrão IPv6. A ferramenta também permite testar o funcionamento da rede.


Via Blog dos Feras 

Nenhum comentário:

Postar um comentário