7 de fevereiro de 2011

Como instalar uma interface Bluetooth no PC?

Mais antigo que a própria interface Wi-Fi o Bluetooth parece finalmente cair no gosto do brasileiro, graças a popularização dos telefones celulares e smartphones que saem de fábrica com esse recurso, o que ainda não é o caso na maioria dos PCs.
A melhor solução nesse caso seria partir para o adapator USB que nos dias de hoje pode ser encontrado por preços bastante atraentes no varejo. No geral eles podem ser encontrados em dois tamanhos: o normal (que tem as mesmas dimensões de um memory key) ou o modelo compacto cuja parte exposta não costuma ultrapassar mais do que 1 cm!
O modelo normal seria o mais indicado para uso em desktops, já que ele poderia ficar instalado numa porta USB de trás do PC sem incomodar ninguém e na teoria ofereceria um maior alcance. Já o modelo compacto seria o mais indicado para notebooks e netbooks já que graças ao seu pequeno tamanho ele não precisaria ser removido do portátil na hora de guardar e/ou transportar o mesmo de um lado para outro.
O Windows 7 já vem com um driver genérico para blutetooth pré-instalado, essas interfaces com porta USB costumam ser reconhecidas automaticamente sem a necessidade de uso do CD de instalação. Basta inserir o dispositivo numa porta USB livre e caso tudo ocorra de acordo com o esperado, o sistema irá informar que um novo driver de dispositivo está sendo instalado, seguido da mensagem de que ele está pronto para uso.
Em alguns modelos, o adaptador Bluetooth costuma ter uma luz que se acende ou pisca indicando que o mesmo está em funcionamento:
Observe que ao contrário do Wi-Fi o Bluetooth é uma tecnologia que cria uma rede de dados cujo raio de alcance é tão limitado (10 metros quadrados) que ela é descrita como uma rede de uso pessoal ou PAN (Personal Area Network) e voltado para interligar dispositivos de uso pessoal como um telefone celular, fone de ouvido, teclado/mouse, impressoras e até mesmo caixas de som ou seja, ele seria mais um substitituto para os cabos de dados do que uma rede local com Wi-Fi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário