5 de fevereiro de 2011

Como rotear internet que ja está roteada?



Para saber como resolver esse problema é necessário primeiro entender como os roteadores funcionam.
No geral qualquer equipamento (PC, smartphone, videogame, etc.) que se conhecte à uma rede local ou internet precisa ter o chamado endereço IP formado por quatro números de três digitos separados por pontos — por exemplo 208.221.011.100 — que funciona como uma espécie de seu número de telefone na web.
Quando um usuário assina um serviço de banda larga, o provedor fornece eletronicamente para o usuário um endereço IP que pode ser fixo (que não muda) ou dinâminco (que muda a cada conexão) ou seja, na teoria o usuário só poderia ter em casa um computador conectado na internet.
Para contornar esse problema, foi inventado o roteador que funciona mais ou menos como uma central de PABX que recebe a informação de bem do provedor de acesso e as direciona para o “ramal” do computador destino e vice-versa. Esse gerenciamento é automático e feito por um sistema chamado DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) que também distribui um endereço IP para cada computador ligado na sua rede interna.
E o que isso tem a ver com nosso problema?
Como o recurso de DHCP costuma vir ativado nos roteadores novos, com certeza o roteador do vizinho está gerenciando o tráfego de todos os PCs ligados nele de modo que ligar um segundo roteador nessa rede pode fazer com que o novo DHCP brigue com o primeiro, fazendo com que ninguém mais consiga se conectar na internet.
A solução nesse caso seria manter o novo roteador na rede mas com seu DHCP desativado (uma lida no manual deve explicar como).  Assim ele funcionará apenas como um concentrador de rede (ou switch) ligando o novo PC ao roteador do vizinho que irá incluí-lo no seu gerenciamento da rede.



Detalhe importante: nesse caso, o cabo que vem do vizinho deve ser ligado em uma das portas LAN do switch do roteador (normalmente numerado de 1 a 4) e não na porta WAN.








Fácil ?



Nenhum comentário:

Postar um comentário