19 de maio de 2011

Tecnologia promete carregar celulares com o poder da voz humana

Nova técnica poderia transformar o som em eletricidade para carregar aparelhos eletrônicos

Protótipo da tecnologia converte 100 decibéis em 50 milivolts de energia elétrica


















Uma tecnologia em desenvolvimento da Coreia do Sul promete carregar celulares usando nada além do poder da voz humana.
De acordo com o grupo de engenheiros elétricos responsável pelo projeto, a tecnologia poderia transformar o som em eletricidade, permitindo que um celular seja recarregado enquanto seu usuário mantém uma conversa.
A tecnologia também seria capaz de aproveitar o ruído de fundo, seja de fala, ruídos ou até mesmo música, para carregar o telefone.
"O som que existe em nossa vida cotidiana tem sido negligenciada como fonte. Isto nos motivou a realizar o projeto, transformando energia sonora de música, voz ou ruído em energia eléctrica”, explicou o Dr. Sang-Woo Kim, responsável pelo projeto.
A tecnologia usa nanofios de ZnO (óxido de zinco) dispostos entre dois eletrodos. Um captador de som é colocado no sistema, permitindo que, com as vibrações sonoras, os fios de óxido de zinco se comprimam e voltem ao normal, gerando eletricidade.
Um protótipo da tecnologia foi capaz de converter um som de cerca de 100 decibéis – o equivalente ao ruído dos carros – em 50 milivolts de energia elétrica.
Isso ainda não é o suficiente para carregar um celular, mas os pesquisadores envolvidos no projeto esperam que ela possa gerar mais eletricidade ao trocar o óxido de zinco utilizado nos fios dos atuais protótipos por outro material.
A tecnologia de conversão de ruídos sonoros em energia elétrica está em fase de produção desde o final do ano passado, no Instituto de Nanotecnologia da Universidade de Sungkyunkwan, Coreia do Sul. O protótipo comprovou a eficácia do conceito, mas faltam melhorias para que o serviço chegue ao mercado.

Via Blog dos feras 


Nenhum comentário:

Postar um comentário